Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Comanthera circinnata (Bong.) L.R.Parra & Giul. VU

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 08-01-2014

Criterio: D2

Avaliador: Rodrigo Amaro

Revisor: Luiz Santos

Analista(s) de Dados: Rodrigo Amaro

Analista(s) SIG: Thiago, Marcelo

Especialista(s):


Justificativa

Espécie herbácea, é endêmica da Serra do Cipó e arredores, onde ocorre em suas porções localizadas nos municípios de Congonhas do Norte, Santana do Pirapama e Santana do Riacho, no estado de Minas Gerais (Giulietti et al., 2009; 2013). Tem AOO de 20 km² e está sujeita a menos de cinco situações de ameaça. Suspeita-se que sofra com a perda da qualidade do hábitat, por ameaças como o fogo, a invasão de espécies exóticas e o turismo (MMA/ICMBio, 2009). Caso as ameaças não sejam controladas, é possível suspeitar que a espécie seja transferida para uma categoria de maior risco em um futuro próximo.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Comanthera circinnata (Bong.) L.R.Parra & Giul.;

Família: Eriocaulaceae

Sinônimos:

  • > Syngonanthus circinnatus ;
  • > Dupatya circinnata ;
  • > Eriocaulon circinnatum ;
  • > Paepalanthus circinnatus ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Espécie descrita em Taxon 59(4): 1144. 2010.

Distribuição

A espécie é endêmica do Brasil, ocorrendo no estado de Minas Gerais (Giulietti et al., 2013), nos municípios de Santana do Riacho (Giulietti et al., 2009), de Santana de Pirapama, onde foi coletado entre o rio Preto e o córrego dos Inhames (L. Echtenacht et al. 2128); no Vale do Soberbo, na trilha da cabeceira do vale (L. Echtenacht et al. 2047); e no vale da Calçadinha (L. Echtenacht et al. 1885). Além disso, a espécie foi coletada no município de Congonhas do Norte (L. Echtenacht et al. 1755). Encontrada em altitudes entre 1.077 m (L. Echtenacht et al. 2128) e 1.261 m (L. Echtenacht et al. 1885).

Ecologia

Erva de ocorrência no Cerrado (Giulietti et al., 2009). Possuem entre 2 cm e 5 cm de altura, sendo que os indivíduos de solo arenoso e úmido são mais altos (L. Echtenacht et al. 1755). Coletada em regiões altas no vale da Calçadinha-MG, onde foi coletada com população abundante em toda a região (L. Echtenacht et al. 1885).

Reprodução

Erva monóica (Giulietti et al., 2009).

Ameaças

1.3 Tourism & recreation areas
Incidência regional
Severidade low
Detalhes O turismo desordenado conta como uma das atividades conflitantes existentes dentro do Parque e Nacional da Serra do Cipó (MMA/ICMBio, 2009).

8.1 Invasive non-native/alien species/diseases
Incidência regional
Severidade medium
Detalhes A invasão de espécies exóticas encontra-se entre as atividades conflitantes existente no Parque Nacional da Serra do Cipó, segundo seu Plano de Manejo. (MMA/ICMBio, 2009).

5.2 Gathering terrestrial plants
Incidência regional
Severidade low
Detalhes A coleta de plantas é uma das atividades conflitantes sitadas no Plano de Manejo do Parque Nacional da Serra do Cipó (MMA/ICMBio, 2009).

7.1.1 Increase in fire frequency/intensity
Incidência regional
Severidade high
Detalhes O aumento da incidência de queimadas é uma das ameaças à biodiversidade no Parque Nacional da Serra do Cipó (MMA/ICMBio, 2009).

Ações de conservação

1.1 Site/area protection
Situação: on going
Observações: A espécie ocorre na Serra do Cipó, localizada dentro do Parque Nacional da Serra do Cipó, MG.

Referências

- Giulietti, A.M.; Sano, P.T.; Costa, F.N.; Parra, L.R.; Echternacht, L.; Tissot-Squali, M.L.; Trovo, M.; Watanabe, M.T.C.; Hensold, N.; Andrino, C. 2013. Eriocaulaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/jabot/floradobrasil/FB110> Acesso em 10 de setembro de 2013.

- Giulietti, A.M.; Andrade, M.J.G; M.; Sano, P.T. Eriocaulaceae. 2009. In: Giulietti, A. M.; Rapini, A.; Andrade, M. J. G.; Queiroz, L. P. de; Silva, J. M. C. D. (Eds.). Plantas Raras do Brasil. Belo Horizonte: Conservaçao Internacional; Univesidade Estadual de Feira de Santana, 496p.

- MMA/ICMBio. 2009. Plano de Manejo para o Parque Nacional da Serra do Cipó e Área de Proteção Ambiental Morro da Pedreira. Disponível em: <http://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/imgs-unidades-coservacao/Encarte%201_c.pdf>. Acesso em 03 setembro de 2013.

Como citar

CNCFlora. Comanthera circinnata in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Comanthera circinnata>. Acesso em .


Última edição por Lucas Moulton em 10/11/2014 - 13:35:42